
Quando vi o desafio da Fer, fiquei super entusiasmada em participar pois adoro tarte de maçã, a minha predilecta não é no entanto a americana mas sim a francesa, por isso fiz esta receita que gosto bastante.

Ingredientes:
-para a massa
100 gr de farinha sem fermento,
50 gr, açúcar,
1 gema de ovo,
extracto de baunilha,
50 gr. de manteiga sem sal,
2 c. (sopa) água
-recheio
3 c. (sopa) açúcar,
30 gr de manteiga sem sal amolecida,
1 c. (sopa) porto,
1 gema de ovo,
3 c. (sopa) amêndoas raladas,
500 gr. maçãs golden delicious,
sumo de 1 limão,
compota para glacear
Junte à farinha o açúcar e a manteiga até a mistura se assemelhar a miolo de pão. Faça um buraco no centro desta e adicione a gema de ovo, uma pitada de sal e suficiente água fria por forma a que a mistura se transforme em massa. Coloque esta massa numa superfície enfarinhada e forme com ela uma bola uniforme. Cubra a bola com película aderente e leve ao frigorífico durante 30 m. até começar a ficar firme.
Aqueça previamente o forno a 180º C.
Retire a película aderente e estique a massa (até ficar com aprox. 2,5 mm de espessura). Transfira a massa para uma forma de fundo amovível com aprox. 22 cm de diâmetro.
Coza a massa durante 25m. com feijões secos por cima para fazer peso.
Bata o açúcar com a manteiga e o Porto até a mistura ficar cremosa. Adicione a gema e bata bem. Acrescente então as amêndoas raladas. Espalhe a mistura uniformemente sobre a massa já arrefecida.
Descasque, parta em quartos e retire os caroços às maçãs. Borrife-as com o sumo do limão. Corte os quartos em fatias finas e disponha-as em círculos sobre o creme de amêndoas.
Leve ao forno durante 20-25 m.
Quando a tarte tiver arrefecido pincele com a compota.