Para saber mais sobre o bolo-rei

|

O bolo rei é uma iguaria que não costuma faltar na mesa de natal de nenhuma família portuguesa, encontrei um artigo sobre a sua história na revista caras decoração que gostava de partilhar.

Por detrás do bolo-rei está toda uma simbologia e tradição com dois mil anos. Este ícone da doçaria natalícia representa os presentes oferecidos pelos reis magos ao menino jesus. A côdea simboliza o ouro, as frutas cristalizadas e secas representam a mirra e o aroma do bolo assinala o incenso.
O bolo-rei terá surgido em França, no tempo de Luís XIV, para assinalar as festas de ano novo e dia de reis. Com a revolução francesa, em 1789, a iguaria foi proibida, por aludir à monarquia, mas os pasteleiros continuaram a confeccioná-lo, sob o nome de gâteau des san-cullottes. A receita foi trazida de Paris para Lisboa por Baltasar Castanheira Júnior, da Confeitaria Nacional, nos finais do séc. XIX. Aos poucos, a receita do bolo-rei generalizou-se, existindo várias versões. Estas tinham em comum apenas o brinde e fava, cujo fim foi ditado há uns anos pelas leis comunitárias.

2 comentários:

Mad disse...

O Baltasar Castanheira actual, filho deste, é primo da minha Mãe :)

Bjs.

Jean disse...

Prezada Pimenta Rosa,

Parabéns pelo lindo blog e pelas excelentes receitas e postagens. Parabéns também pela fotos.

Obrigado pela visita ao "Pão e Cerveja".

Um abraço,

Jean Claudi.