Ovos coloridos pascais

|
Os ovos são presença certa na celebração da Páscoa pois os mesmos são um símbolo da criação e da fertilidade, que foi adoptado pelos cristãos, quando estes começaram a comemorar a Páscoa.
Uma das minhas recordações mais antigas da Páscoa é a da minha avó na cozinha a cozer os ovos com casca de cebola para lhes dar um tom castanho que eu adorava.
Só mais tarde descobri que eles podiam ter várias cores consoante o ingrediente que se adicionasse, pelo que fui investigar formas naturais de colorir os ovos.

Escolhe-se o ingrediente consoante a cor que se deseja e levam-se os ovos a cozer numa panela com água, sem os sobrepor, convém usar um pouco de vinagre para ajudar a fixar a cor.
Atenção que a cor vai depender do tempo de cozedura.

Para tingir os ovos de:
rosa/vermelho - sumo de beterraba
violeta - sumo de mirtilo
bronze - café
laranja a castanho - casca de cebola
amarelo - açafrão ou cominhos em pó
verde - folhas de espinafre
azul - couve rouxa

P.S.- só para avisar que dei uma remexida nas etiquetas do blog, acabou a etiqueta vegetariana pois não faz muito sentido dado que todas as receitas neste blog são vegetarianas e criei as etiquetas natal e páscoa para facilitar aqueles que querem algo tipico para essas festas.
Criei também uma nova etiqueta os "aproveitamentos", para auxiliar neste tempos de crise... em que se podem encontrar receitas que permitem aproveitar os mais diversos ingredientes: pão recesso, claras, fruta madura, restos de legumes. Se tem um ingrediente que não quer desperdiçar é só espreitar as sugestões lá.
Por agora foram estas as mexidas mas se tem alguma sugestão para melhorar o blog, poste nos comentários que será bem vinda pois ele é feito para quem o lê

2 comentários:

Delícias e Talentos disse...

Pimenta, gostei de saber como se podem colorir os ovos com as diversas cores!
Feliz Páscoa! :)

Sandra disse...

Interessante, é pena que os ovinhos que compramos sejam com corantes artificiais.
Bjs e boa Páscoa.
p.s. em relação às etiquetas e já que perguntas, eu quando ando à procura de uma receita com um ingrediente especifico tenho alguma dificuldade em encontrar.