Bolo de alfarroba

|
A alfarroba é rica vitamina B1, A, cálcio e contém ainda uma quantidade generosa de fibras solúveis. Não possui praticamente gordura e além disso não contém cafeína nem glúten.


Os bolos de alfarroba para além de fazerem parte da cozinha tradicional algarvia são uma óptima alternativa ao bolo de chocolate para aqueles que são alérgicos ao chocolate pois o aspecto e o sabor são idênticos.

Ingredientes:
1 ch. de óleo,
1/2 ch. leite,
4 ovos,
1 ch. açúcar amarelo,
1 c. (sopa) fermento em pó,
3 c. (sopa) de farinha,
3 c. (sopa) farinha de alfarroba,
100 gr. de nozes picadas,

Mistura-se o óleo, o leite, as gemas e o açúcar. Em seguida adiciona-se a farinha, a alfarroba, o fermento e as nozes e bate-se bem. Por fim adicionam-se as claras em castelo.
Levar ao forno a 200ºC.

6 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

Ando há que tempos para fazer bolo de alfarroba, agora já tenho a receita!

bj

Filipa disse...

Olá! Descobri o seu cantinho por acaso e devo dizer-lhe que gostei muito!
Andava à procura de uma receita de bolo de alfarroba para dar uso a um pacote de farinha de alfarroba que tenho na despensa e adorei esta sua receita. Vou tomar nota para fazer.

Beijinhos

janeca disse...

Este bolinho deve ser divinal...estou como a filipa tenho na despensa uma farinha de alfarroba á espera de ser feita,vou experimentar a sua receitinha não se importa???

Bjinho!

Tracy disse...

A minha tia faz muito bolo de alfarroba e smepre parecia que sbaia a chocolate! não fazia a mínima ideia como era a receita e agora que a vi aqui não posso de deixar de eu fazer também!

kika disse...

Levei a receita comigo e já fiz...
cá em casa adoramos!!
Obrigada pela partilha.
Bjks

Flor de Tavira * Algarve * Portugal disse...

Parabéns pela receita, está certamente delicioso!
Fico feliz por ver que se utiliza cada vez mais um produto da minha região, do nosso país, e sobretudo, uma alternativa saudável! :-)
Beijinhos
Dina

www.flordetavira.blogspot.com